Páginas

5 CUIDADO!!! Teste em esmaltes brasileiros apontam que alguns podem provocar alergias e até câncer


Confesso que amo esmaltes e que meu amor só aumenta a cada dia. São muitas as novidades no mercado e o Brasil não fica devendo em nada para os esmaltes estrangeiros. Temos as mais variadas opções de preços e cores, mesmo achando a distribuição de algumas marcas e a diferença entre preços de uma mesma marca muito grande entre uma região e outra. E é verdade que o preço do esmalte nacional não anda assim mais tão amigo, fazendo com que muitas vezes o esmalte importado(mesmo com frete) fique mais barato e atrativo aos nossos olhos.

Quando vou comprar um esmalte(geralmente mais de um por vez), me ligo mais na cor(mesmo certamente já tendo uma cor parecida ou igual em casa!) do que na marca ou qualidade. Nem mesmo o preço altíssimo dos esmaltes aqui na minha city me faz desistir de uma compra quando me apaixono de cara por um vidrinho mágico OU quando encontro aquele esmalte que queria há muitissimo tempo e só agora chegou aqui na "roça". Sei que não será mais nenhuma novidade na blogosfera, mas para mim sim....rsrsrsrs#RAIVAA!!! Foi assim com os craquelados que só agora tive a oportunidade de experimentar, mas ainda bem que acho que dá para usar nesse inverno. Na verdade escolho o esmalte de acordo com o meu humor e não pelas tendências da estação, mesmo sendo influenciada por ela muitas vezes(Qta contradição!!!!).

Mesmo não tendo alergias a esmaltes(AINDA!) fico bem menos preocupada quando uso esmaltes hipoalergênicos e mais ainda quando eles além de não possuirem substâncias prejudiciais à saúde e possuem um preço justo - não é LUDURANA!!! Acho a Ludurana um bom exemplo de empresa que mostra que é possível produzir esmaltes com preços justos e sem prejuízo à saúde das consumidoras. Infelizmente não encontro a marca aqui em minha cidade, mesmo tendo filial da empresa na capital do meu estado(Recife- PE). Não falei que a distribuição é falha em nosso imenso país! Uma pena, pois acho que a empresa tem uma variedade enorme de cores e está sempre trazendo novidades!

Bom! Recentemente a Proteste - um organização civil sem fins lucrativos que há 10 anos luta em defesa dos consumidores brasileiros realizando pesquisas e estudos dos mais variados produtos - comparou a qualidade de alguns esmaltes brasileiros e chegou as seguintes conclusões:
1) A marca que mais se destacou é hipoalergênica, apesar de não divulgar em seu rótulo(No artigo, infelizmente não diz qual é a marca.Acho que é a COLORAMA)
2) Uma das marcas que se diz hipoalergênica, na realidade, não é.(Pelo que constatei se trata da IMPALA)

O ponto central do teste constatou que os produtos mais vendidos no país contêm substâncias que podem provocar não só alergias, mas também câncer. Alerta principalmente para as futuras mamães, pois já sabemos que o leite materno anda tão contaminado ultimamente com substâncias presentes nos alimentos que não podemos vacilar, né!

As substâncias analisadas como o dibutylphtalate(banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa), nitrotoluene, toluene e forfural(compostos comprovadamente cancerígenos).
O Brasil como sempre não tem controle nessas substâncias que acabam com nossa saúde, mesmo com comprovadas pesquisas em todo o mundo. O mesmo acontece com os alimentos contaminados que consumimos todo dia e depois não sabemos porque o câncer está cada vez mais fazendo novas vítimas.

Por fim, segundo a pesquisa, os únicos produtos brasileiros que poderiam ser comercializados nos países europeus são os da COLORAMA e os hipoalergênicos da Risqué. Os produtos da Impala(inclusive da linha hipoalergênica) contêm dibutylphtalate e toluene em concentrações muito altas e os produtos tradicionais da Risqué apresentam nitrotoluene e toluene em grandes quantidades.

P.S: Não sei porque o Brasil ainda insisti em liberar substâncias tóxicas em nossa indústria, mesmo muitas delas já banidas há anos em diversas partes do mundo. Será porque os produtos são mais baratos??? Sabemos que futuramente essa economia resultará em gastos muito maiores com saúde pública.
Com questão aos esmaltes acho que no dia em que o Brasil conseguir banir essas substâncias cancerígenas de nossos produtos não terei mais condição de comprar esmaltes. O preço já anda tão alto e com certeza aumentará muito mais, pois as empresas geralmente pensam mais em lucros que na saúde dos consumidores.

Para maiores informações sobre o Proteste e a pesquisa acesse:

5 comentários:

Nathália de Freitas disse...

Nossa, eu não sabia!
Nós consumidores usamos um monte de produtos cosméticos, maquiagem, esmaltes e nem sabemos os componentes ruins que existem.
Mto bom o post nos alertando!

Bjooo
Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com

Irismar Porpino da Nobrega disse...

Flor, parabéns por sua postagem!!! Nota 10!!!
Muito bom saber desses detalhes, para ficar Alerta!!! Beijo...........

Jornal da Lulu Teen - By Luíza disse...

muito importante esse seu post, eu nem sabia disso!!!
bjnssss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com

Fernanda Moreira disse...

Nossa... que medo que me deu agora.
Como que faz neh?!
Aff =/
Isso tem que ser bem divulgado mesmo!
Vou compartilhar esse seu post viu?!

Flor, tem sorteio Sigma no Tapete Vermelho!

Beijos!
http://vermelhotapete.blogspot.com

Anônimo disse...

nossa que perigo gente! Flor do campo, gostei do post!
Boa sorte no sorteio!
Tem um post novo no blog de Make inspiração Christina Aguilera me diz o que achou
beijokas
Janaína Pereira
Rosa & Pink by Jana
_________________________________

Blog : (www.rosaepinkbyjana.com)
Twitter: @blogjanna