Páginas

0 DIA MUNDIAL SEM CARRO

Movimento criado em 1996 na França em protesto à poluição ambiental. A ideia chegou ao Brasil em 2001 e desde então vem crescendo ano a ano. Mais de 40 países participam dessa campanha, que tem como objetivo principal fazer uma reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis e estímulo ao uso de meios de transportes mais sustentáveis , como a bicicleta .
Nesse dia são realizadas ações como passeios de bicicletas e caminhadas para conscientizar a população. Os problemas causados pelo uso de automóveis são incontáveis: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes fatais, alto consumo de combustíveis fósseis, redução da qualidade de vida, entre outros.
Devido a grande quantidade de carros circulando nas grandes cidades está cada vez mais difícil encontrar vagas de estacionamento e a cobrança de pedágios causam trantornos incalculáveis as pessoas. Deverão ser realizadas medidas integradas para tentar frear esses problemas. Não é nada fácil, principalmente aqui no Brasil, onde o Governo não investe em transporte público de qualidade e a maioria das cidades não dispõem de sistemas de ciclovias seguras (Diferentemente da França e do Japão). A carona solidária é outra forma de minimizar esse impacto.
Devemos nos unir se quisermos uma melhor qualidade de vida e fazer com que essa data sirva de reflexão, mas que essa consciência seja seguida e posta em prática para sempre.

Nenhum comentário: